Eu e a Barbara (blog bamoretti) resolvemos iniciar um grupo no whatsapp no qual nós compartilhamos e escrevemos sobre os mesmos temas. A ideia é ler sobre diferentes ângulos provenientes de uma única proposta de escrita. Se seus olhos brilharam e você quiser fazer parte do grupo, deixe um comentário nesse post (ou no da Barbara) com seu IG. O primeríssimo tema é Christmas Feelings.
Aqui está o post da
Barbara e o da
Bruna (que acabou de entrar no nosso grupo <3). Boa leitura!
1. NATAL COM SENTIDO
O Natal tem feito mais sentido desde que eu me mudei pra Suécia. Piscas-piscas pelas ruas são úteis, pois às 16h já é noite por aqui. Decorações de flocos de neve são adequadas, pois há dias que acordo com gelo grudado na minha janela. Já parou para pensar por que verde e vermelho são a paleta do Natal? Bem, por aqui, as únicas cores que se vê em árvores são o verde das evergreens (árvores e arbustos que mantêm suas folhas o ano inteiro) e o vermelho dos frutinhos. Não é à toa que nós carregamos árvores pra dentro de casa e penduramos umas bolotas vermelhas.
|
gelo na janela - não tô brincando |
Eu não quero ser o Grinch e acabar com a energia do Natal, mas sei lá… As coisas têm que fazer sentido para mim.
25 de dezembro não é um dia super importante no meu calendário. Eu não sou católica, portanto não celebro o nascimento de Jesus. Por outro lado, é por volta dessa data que temos Yule, Midwinter, solstício de inverno, ou como você quiser chamar. É quando o sol começa a retormar o seu poder, e os dias se alongam cada vez mais. Eu sempre celebro esse marco sozinha na minha bolha, escrevendo e refletindo sobre o ano, sobre conquistas e sonhos. É um momento de avaliação, esperança e recomeço.
2. CARTÕES NATALINOS
(que não são para toda a família)
Eu e Sami escrevemos cartões de Natal para amigos e família. Eu cheguei em casa com cartões, selos, adesivos e uma condição: a gente não vai escrever aquelas mensagens vazias e gerais de Natal: “Desejamos um natal repleto de de carinho, saúde e alegria” - não, não, não.
Em vez disso, nós pesquisamos algumas piadas de natal e imprimimos umas imagens que não foram feitas para crianças. A gente se divertiu muito criando esses cartões. Recomendo :)
3. LUSSEKATTER
(gluten-free)
Aqui na Suécia, Natal não é Natal sem lussekatter, um pãozinho doce de açafrão. Existe toda uma tradição e explicação sobre esses pãezinhos, mas para encurtar a história, eles fazem parte da celebração de Santa Lucia, figura mitológica que traz luz durante o escuro inverno sueco. Lindo, né?
Na semana do Natal, nós fazemos lussekatter aqui em casa - minha parte favorita. Esse Natal, contudo, nós mudamos a receita, pois eu descobri que tenho intolerância ao glúten. Nós ainda temos que aperfeiçoar essa receita hehe.
⚝ ⚝ ⚝
Como eu disse anteriormente, eu não quero acabar com a magia do Natal. Contudo, eu recomendaria a todos avaliar como e por que celebramos essa data. Quanto dinheiro você gasta em presentes? Quem te ensinou que presentes são fundamentais? Você gosta das pessoas com quem você está celebrando?
Se você pudesse atribuir um novo significado ao Natal, se você pudesse recriar essa tradição, como você faria?
mulher, tu alugou um triplex na minha cabeça com essa última pergunta e agora vou ficar pensando em cenários alternativos que eu gostaria de experimentar pra viver esse dia HAHAHA a maioria das possibilidades envolve eu tranquilinha de pijama, sem muvuca alguma (apesar de amar me reunir com a família) e comidinhas conforto ♥
ResponderExcluirAi, Amanda... sabe que eu também sou assim com o natal. Não celebro por motivos religiosos pq não sou... mas gosto de celebrar as mudanças das estações comigo mesma. Essa época de Yule gosto mto de ter um ambiente aconchegante, comida boa e esse momento de reflexão. Desde que me mudei pro hemisfério norte, comecei a dar outros significados e apreciar esses momentos com quem eu gosto.
ResponderExcluirFeliz 2025 por ai :)
e ahh gostei da ideia do grupo de vcs, seria legal fazer parte. meu instagram é @nyrdagur
Oie! Devo dizer que adorei o projeto e gostaria de participar! Meu instagram é @estantedapipoca
ResponderExcluirEu adoro o Natal e acho que deve ser mágico passar a data em um lugar com neve e que as pessoas realmente decoram tudooooo.
O Natal sempre foi a data onde reunimos a família toda (e também celebramos o nascimento de Jesus, claro!). Apesar de eu não ser católica praticante como a minha família, tenho muito carinho pela data e boas memórias que ela me traz. Sinto que é um momento que une todos nós.
Adorei seu post e vou conferir o das menians também! :)
Estante da Pipoca