Analisando o meu vision board de 2024


No supermercado, um pacote de Juleskum, marshmallow natalino. Piscas-piscas cobrindo a avenida da rua ao lado. Um daqueles sweaters com uma rena e seu pompom vermelho. A pressa desse nosso sistema capitalista me lembra que o ano está chegando ao fim.

Juleskum

Novembro chegou na cidade, mal se acomodou, e os ajudantes de Papai Noel já estão chutando as abóboras para fora do campo. Naturalmente, eu começo a fazer uma retrospectiva do ano de 2024; as metas que estipulei no final do ano passado: as que alcancei, as que não cheguei nem perto, e as que já não fazem mais sentido.

Eu sou uma daquelas pessoas que gosta de listas e planos. Eu fico toda animada criando minha lista de resoluções para o ano seguinte. Sei de algumas pessoas que revirariam os olhos ao ler isso. Tô nem aí. Cada um com suas motivações - ou a falta de uma.

Esse processo de retrospectiva + planos para o ano seguinte é, para mim, um momento que deve ser saboreado. Um banho quentinho, chá de camomila, porta fechada. Esse processo também deve ser feito em pequenas parcelas. Não sei você, mas eu não consigo analisar profundamente um ano inteiro e criar planos em um estalar de dedos. É por isso que eu começo nessa época do ano - além dos constantes lembretes das campanhas de final de ano, é claro.

Ei, você! Pensa rápido!

O quê? Onde?

Plaft! (bolas de natal bem na minha cara)

Você já ouviu falar em vision boards? É um quadro de visão, ou painel de visualização: uma representação visual dos seus objetivos pro futuro. Eu achava essa ideia meio brega, mas resolvi fazer um pela primeira vez no ano passado, no Canva. Minha colagem abraçava diferentes esferas da vida, como leitura, culinária, relacionamentos, autocuidado, finanças, carreira e estudos. Foi interessante investir um tempo criando esse vision board, e vi minha motivação tomando corpo ao longo do processo. E para que a chama não se apagasse, eu adicionei esse quadro ao fundo de tela do meu laptop. É claro que depois de alguns meses eu enjoei da imagem e troquei para uma mais simples.

Um ano se passou, e ontem eu dei uma olhada nas imagens que constituíam esse vision board. Minha reação foi Ahh, eu conquistei isso, e isso, e isso aqui também! Pfff, eu não cheguei nem perto desse objetivo aqui. Wow, esse outro era um objetivo? Isso já não é mais importante para mim.

Eu queria ampliar meu repertório na cozinha e criar uma página de receitas no Notion. Hoje, eu sei cozinhar risotto de cogumelos, spanakopita (torta de espinafre), scones, bolos e muffins, pratos com abóbora e mais. A cozinheira dentro de mim foi criando confiança, e sua prática trouxe alegria e sabor ao meu lar.

barra de cereal / panquecas

Eu desejava continuar me exercitando em um ritmo que eu pudesse sustentar. Quando 2024 começou, eu já estava rematriculada na academia e abrindo espaço para exercício físico duas vezes na semana. Duas vezes apenas era o objetivo, e se eu acabasse indo 3 ou 4 vezes, eu já estava superando minhas expectativas.

Duas metas não foram atendidas, mas eu não me castiguei por isso. Estou refletindo sobre e pensando em formas de fazer isso acontecer em 2025.

O processo de criar um vision board é estimulante. E analisar onde você chegou um ano após é surpreendente. Recomendo.

Comentários

  1. piscamos e acabou o ano. passou rápido demais!

    listinhas não é comigo mas deve ser muito legal ter algo pra pensar no que mudou depois de um tempo. não pra pesar consciência tipo "puxa, não atingi x metas" mas nisso de "caraca, isso não é mais tão importante pra mim mesmo" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey giiirl! Exato, o bacana é comparar as prioridades antes e depois. Vai fazer um, Ba? Quero saber!

      Excluir

Postar um comentário