Academias suecas e sauna + passando um tempo no Brasil


Hoje eu resolvi ficar em casa. Não estou falando sobre matar academia, mas de recusar o adorável convite de uma adorável amiga para sair e tomar uns drinks.

E como foi bom ter feito isso.

Ainda não comentei por aqui, mas estarei voltando temporariamente para o Brasil esse mês. Passarei um tempo indeterminado por lá, visitando minha família e, principalmente, minha afilhada, que já tem 5 anos e que eu praticamente não vi crescer. Portanto, comprei uma passagem só de ida, e talvez fique lá até o Natal, já que 5 anos se passaram desde o último Natal que celebrei com a loucura da minha grande família italiana.

Uff! Espero que eu ainda esteja acostumada ao ritmo deles hehe.

Meu voo está se aproximando, e, junto dele, uma leve pressão interior de aproveitar Estocolmo, meu namorado e as amizades que venho cultivando por aqui. Quando Niki me convidou para tomar uns drinks, minha resposta impulsiva saiu sem me consultar: ok, só vou tomar um banho e te encontro logo!

No momento que a chamada foi encerrada, meu corpo começou a mandar sinais de que talvez fosse melhor focar na instrospecção por hoje. Guardar minhas energias, ir à academia e voltar ao aconchego das calças de moletom. Mandei uma mensagem para Niki pedindo desculpas pela troca de planos, e ela entendeu perfeitamente.

Essa mudança temporária de país, hemisfério e estação, lar e rotina têm me deixado um tanto aflita. Como será "voltar a morar" com meus pais por esse período de tempo? Como me adaptarei ao transporte público de Porto Alegre depois de tanto tempo mimada pela maravilhosa rede de transporte europeia? Como me sentirei ao caminhar por ruas nas quais não me sinto segura? Ainda terei de lidar com homens me cantando na rua? Buzinas sexistas e mal-educadas de motoristas? A felicidade de voltar à minha terrinha e família será o suficiente para equilibrar potenciais frustrações?

Essas perguntas brincam de vai-e-vem na minha cabeça.

Foi por isso que resolvi me inscrever na academia nesse último mês. Assim tenho um momento para canalizar minhas energias em autocuidado. Tenho ido à academia todos os dias desde então. Não tenho objetivos fitness grandiosos; apenas manter o corpo ativo e a mente sã.


Eu já tinha feito academia por aqui, e elas são ótimas, principalmente a rede Nordic Wellness. Contudo, acabei deixando de lado por pura preguiça haha. Você sabia que as academias daqui oferecem sauna? E isso não é nada chic por aqui, apenas uma instalação tão comum quanto um vestiário. E onde estão os instrutores de academia? Não há ninguém te guiando no manuseio de máquinas e pesos.

Por mais que eu já saiba usar essas máquinas, eu resolvi que só queria correr na esteira - amo fazer isso. Minha rotina diária de academia consiste em alternar corrida e caminha na esteira por 20min, e derreter na sauna por 10min.


Como o inverno é muito rigoroso por aqui, os suecos idolatram primavera e verão, portanto, nessa época do ano, as academias estão praticamente vazias. Contudo, isso não quer dizer que eles não se exercitem. Muito pelo contrário! Esse povo é muito ativo e saudável. Durante o verão, eles preferem fazer atividades ao ar livre e correr pelos parques e ruas da cidade.

É por isso que estou amando a academia. É como se tivesse a academia inteira para mim - inclusive a sauna. Eu alterno entre o calor da sauna e duchas geladas. Quando termino essa sessão contrastante, sinto meu corpo centrado, meus passos firmes ao chão. Eu me sinto renovada.

E essa é outra coisa que fará falta quando eu voltar ao Brasil. Estou sendo muito mimada pela Suécia haha.

Comentários