Estocolmo está conquistando meu coração


O sol parecia nunca se pôr, na primeira vez que vim para Estocolmo. Era o exato marco do solstício de Verão. Meses se passaram, e aqui me encontro mais uma vez, mas em direção ao solstício de Inverno. Está fazendo -5°C, o sol está se pondo às 15h, e mais escuridão está por vir.

Minha família e amigos ficam aterrorizados só de pensar. O maior medo da minha mãe é que eu entre em depressão. Contudo, para mim, existe algo de mágico nesse inverno e nessa cidade. Seria a novidade dos novos ares? Os sonhos que venho realizando? O fato de estar perto de alguém que me queira bem? Talvez seja tudo isso bem juntinho dentro de uma caixinha de presente.

Essa caixinha está envolta de beleza e aconchego, das luzes amareladas e brandas, dos casacos quentinhos, das ruas estreitas em paralelepípedo de Gamla Stan, dos telhadinhos vermelhos, pretos e verde-água, cobertos pela neve que nos pega de surpresa.

Muitos turistas, e até mesmo locals, descrevem a arquitetura de Estocolmo com indiferença. É muito clean, meio... sem sal - eles diriam. Depois de um bom tempo morando na mesma cidade, nossos olhos não brilham como um dia brilharam, e isso é absolutamente normal. Contrariamente, meus olhos ainda brilham como estrelas para os tons sobrios, o aspecto clean e minimalista, o charme discreto. Menos é mais, e Estocolmo é a prova disso.

Como vocês já sabem, eu sou teacher de Inglês, e estou trabalhando online esse ano. Meu turno começa à tarde, então tenho a manhã livre para escrever, ler, desenhar, passear pela cidade e aproveitar enquanto o sol ainda mostra sua cara.

Durante a semana, fui ao mercado natalino em Gamla para tomar um glögg quentinho (o quentão do Brasil, o vin chaud da França). É... quentão não é somente nosso, não. Essa bebida doce e invernal está por toda parte do mundo, com um nome e especiarias ligeiramente diferentes.

Estou curiosa para aprender mais sobre a história e, principalmente, o folclore desse país, e enquanto aprendo, vou compartilhando aqui no blog. Estou te enviando um abraço daqui :)
°°°
Posts que você vai adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo