cristais, magia e a comercialização do bem-estar


Minha mãe me convidou para ir a uma loja de cristais.

Milagres acontecem.

Minha mãe nunca fora o tipo de mulher que dá muita conversa para cristais, horóscopo, chakras e o místico. Toda vez que eu comento sobre os benefícios de um chakra laríngeo equilibrado, ela diz hmmm, aham e sai de fininho. Eu também não fico forçando esse tipo de assunto com ela, pois o interesse tem que vir de dentro.

Minha mãe. Minha mãe me convidou para ir a loja de cristais! - eu disse para minha tia, logo depois de ter recebido o convite. Tia Udila, sentada em sua poltrona do artesanato enquanto decora um vaso de flores com quadradinhos coloridos de plástico PET, suspira e diz - Quanto mais idade a gente tem, mais a gente vê que a vida não é só de um jeito...

No carro, minha mãe pedia explicações - Tá, mas... como é que funciona isso? Qual cristal eu devo comprar? Eu não entendo dessas coisas. Enquanto isso, Aline, que aderiu a essa tendência dos cristais, começa a falar que tem um tal de cristal verde para a saúde, um quartzo rosa para atrair amor, uma selenita para limpar cristais, um outro cristal potencializador, além de uma tal de orgonite piramidal que transmuta a energia e... naquele momento, o meu cérebro começou a filtrar informações.

Eu não gosto de dizer isso é certo, isso é errado, porque, afinal, quem sou eu para determinar o que cada um deve acreditar? Eu fico contente em saber que muitas pessoas estão optando, primeiramente, por tratamentos mais naturais como óleos essenciais, chás e mindfulness. Por outro lado, essa trend mística já virou um comércio, e em todo comércio há "bons comerciantes" querendo te empurrar goela abaixo um tanto de produtos dos quais você não precisa.

Menos é mais. Não precisamos de um arco-íris de cristais para fazer o trabalho.

É claro que eles são encantadores e que também possuem um lado ornamental para a decoração de ambientes. Eu mesma carrego minha própria coleção de cristais, e de tempos em tempos compro algo novo que me chame atenção. Porém, na hora da magia, o ingrediente potencializador é a nossa própria intenção. É o que chamamos de oração, prece, fé, crença.

A magia está aqui dentro.

E a magia está em todos os lugares.

Quer melhor magia que cinco minutos no silêncio? Magia se encontra na meditação, e a única ferramenta que você precisa é seu próprio corpo - sua própria mente. A magia mora na criatividade, nas panelas, na compaixão. A magia acontece quando juntamos tinta com papel e tiramos um tempo para escrever sobre nossas próprias dores.

Eu não consigo dizer não. Eu não aguento essa pressão. Eu preciso de silêncio. Ele não me faz bem. Meu trabalho me deixa infeliz. Essa cozinha está uma bagunça. Não tem espaço aqui. Por que eu acordo cansada? Eu quero gritar!

E quando tiramos toda aquela carga do peito e passamos para o papel, conseguimos enxergar tudo aquilo que precisa ser mudado. E então nos perguntamos Ok, o que eu vou fazer agora?

E é aí que a magia acontece.

Comentários

  1. Todo mundo procurando ALGUMA COISA PELOAMORDEDEUS para dar uma equilibrada na vida, na mente, na alma, né? E, como você mesmo disse, os cristais são muito sedutores, místicos e lindos. Super entendo, mas também fico triste com essa comercialização do bem-estar. :/

    Um abraço!
    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olöa, Camila! Sim, é uma lástima... buuut, temos que concordar que muitas pessoas acabaram descobrindo o místico - de uma forma saudável - através de sua comercialização, então... vantagens e desvantagens, não é?

      Um beijo!

      Excluir
  2. Eu realmente sinto que o "místico" está cada vez mais comercial e menos "mágico", mas se isso pelo menos fizer algumas pessoas se abrirem pra isso já é bom... eu sou apaixonada por cristais e coisas assim desde pequena, mas nunca pude explorar isso quando adolescente, mas hoje em dia eu to indo atrás da minha fé e é a melhor coisa que eu poderia ter feito

    beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, Carol!

      "mas se isso pelo menos fizer algumas pessoas se abrirem para isso já é bom"

      Exato! Muitas pessoas estão se descobrindo na espiritualidade por conta desse comércio.

      Excluir

Postar um comentário