Apaixonada por aprender! Tricot e Sueco

Tu acha que a Amanda vai querer aprender algo usual? Que todo mundo faz? Futebol? Vôlei? Que nada! A Amanda vai querer aprender esgrima, ou alguma arte da qual ninguém ouviu falar - meu irmão fala de mim como se eu não estivesse sentada no mesmo sofá que ele. Ele disse isso há alguns anos, e admito que aquelas palavras carregavam um tanto de verdade.

Eu não estou praticando hobbies suuuuper fora do comum no momento, mas estou, de fato, aprendendo um idioma que não está na lista de idiomas que alguém normalmente quer aprender na vida.

Estou aprendendo sueco.

Hoje, nessa agradabilíssima manhã ensolarada, depois de uma rejuvenescedora noite de sono, quero compartilhar com vocês tudo o que venho aprendendo, e potencialmente te inspirar a ir em busca de um novo aprendizado.

Aprender idiomas e artes, cuidar do corpo com carinho e desenvolver atividades que te induzam ao flow (fluxo) são ótimas formas de passar tempo sozinho de qualidade.

Flow: estado mental de operação em que a pessoa está completamete imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.

Por que usar drogas, quando podemos usar flow?

Esse é o ânimo da minha vida! Aprender coisas novas e experienciar processos. É isso o que me faz saltar da cama cedinho. É isso o que me mantém ocupada. É isso o que me mantém longe do scroll up and down das redes sociais. É isso o que torna minha vida ativa - e não passiva.

Tricotando
Sexta de noite (3 dias atrás), eu decidi que queria aprender tricot. Do nada. Encontrei no YouTube esse passo a passo simplesmente maravilhoso: how to knit a scarf for beginners step by step. Eu não tinha noção alguma de como tricotar, mas neste exato momento em que escrevo, meu lindo progresso em tricot repousa à direita da minha escrivaninha.

Quando eu decido que quero aprender algo, tem que ser agora ou pra já! Eu asssiti ao vídeo antes de dormir, e no dia seguinte fui "comprar" linha e agulhas na loja da minha mãe. Coloquei aspas, pois minha mãe ficou contente em me presentear com meu primeiro par de agulhas.

Tricotar é umas das atividades que mais me trouxe flow na vida! E não estou exagerando. Eu entro em um estado de transe, pois o trabalho é mecânico e exige muita atenção.

Aprendendo Sueco
Ja! Svenska! Estou aprendendo Sueco pelo Duolingo. Eu simplesmente amo esse app! Ele é ótimo para quem está aprendendo um idioma do zero, abrangendo vocabulário e estruturas que nos norteiam quando não sabemos muito bem por onde começar. Algumas pessoas (e alguns professores...) criticam o Duolingo, então quero deixar uma coisa bem clara: Duolingo é ótimo, mas ele é apenas uma das diversas ferramentas que você pode utilizar. Não espere que apenas o Duolingo dê conta do recado.

Por que estou aprendendo Sueco? Dois motivos bem simples: (1) meu namorado é sueco e (2) estou indo passar um tempo com ele em Estocolmo em Dezembro. Por mais que Swedes falem Inglês super bem e com um sotaque super "limpo", eu faço questão de aprender Sueco, pois é assim que a gente realmente se integra à uma nova cultura.
°°°
Como você tem passado seus dias? O que você tem feito no seu tempo livre? Posso te recomendar uma coisinha? Tire um momentinho para analisar seus hábitos do momento. Quanto tempo você tem passado na frente das telas? Você tem curtido a vida dos outros, ou a sua própria? Você tem usado as redes para se sentir para baixo, ou para se inspirar?

Talvez a pergunta mais importante seja: seus pensamentos e hábitos do momento te conduzirão a ser quem você quer se tornar?

Quem você quer se tornar?

4 comentários:

  1. Ahhh, que post inspirador! Eu sou como você no sentido que, quando sismo com algo quero fazer imediatamente. Assisti um filme italiano e quando terminei pensei "vou aprender italiano" e comecei a estudar, nem sei se vou viajar um dia pra Itália, mas acho o idioma um charme. A questão é que esses dias deixei a faculdade me tomar de uma forma, que quando percebo o dia já acabou e eu fiquei imersa fazendo atividades. Estou buscando aqui um equilíbrio.

    Abraços, Amanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Liz! Às vezes é um estalo que vem do nada, né? Quem nem o filme que tu assistiu. Quanto a viajar ou não para Itália... bem, é você que vai decidir no futuro, não acha? E indo para lá, tu não vai realmente precisar do Italiano, caso você fale Inglês, MAS MESMO ASSIM aprender idiomas é bom demais! É como um super poder! E aprendendo Italiano, você COM CERTEZA tem um diferencial no seu CV.

      Excluir
  2. Eu AMO aprender, principalmente línguas! Aprendi norueguês há alguns anos, é bem diferente do sueco mas são línguas irmãs, e se a complexidade do sueco for parecida com norueguês, logo logo você está fluente!

    "Por que usar drogas, quando podemos usar flow?"
    Concordo demais! Eu pessoalmente tenho bastante dificuldade em entrar em flow, mas quando entro é a melhor coisa do mundo, né? Não precisa de mais nada, somos completos, só nós e o momento. É perfeito!

    Gostei dos questionamentos no final do post, estou pensativa.

    Vou querer fotos da viagem pra Suécia, deve ser lindooo!

    Beijinhos!
    https://mashalkhim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norueguês! Tomara que eu aprenda rapidinho como tu disse haha! Sabe que depois que eu escrevi aquele questionamento, eu também parei um pouco e fiquei encarando a tela do meu chromebook... pensando... hahahaha esses questionamentos são ótimos de tempos em tempos.
      Já tem fotos da Suécia no blog! Na tag TURISTA. Eu passei 1 semana lá esse ano. Espero que goste!!! Um abraço!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo