Midsommar em Örskär, Suécia


Midsummer é uma celebração muito aguardada na Suécia. É o solstício de Verão, o auge da energia e do calor. É quando os suecos deixam as ruas da cidade e viajam para suas summer houses em busca do verde e do mar. Não é à toa que esse período do ano é tão especial por aqui, pois o Inverno é extremamente severo, com temperaturas abaixo de 0° por vários meses. O sol não aparece nos meses mais frios, e os suecos se encontram no meio da escuridão por um longo período, com uma leve claridade de 2h ou 3h durante o "dia". O oposto vale para o Verão, quando o sol praticamente nunca se põe.


E nessa época do ano, o sol nunca se põe. A foto abaixo foi tirada à 01:00, em um silencioso e formidável amanhecer.


Comentários

  1. Doida para ler esses outros posts. Você assistiu o filme "Midsommar"? É um filme de terror psicológico que se passa na Suécia durante o midsummer. Rola altas metáforas e a gente acompanha a jornada da protagonista. É um dos melhores filmes que assisti nos últimos tempos. Não sei se vc acompanha o blog da Bela, não a fera. Ela mora na Finlândia e sempre faz posts sobre as comemorações da roda do ano e claro que teve a do midsummer que se chama Juhannus. O equivalente na Ucrânia é Ivana Kupala. Em ucraniano, verão é "lito"e em russo é "liêta", alguma dúvida de que vem de litha? Eu amo aprender sobre essas tradições pagãs e perceber o quanto o cristianismo roubou várias delas. Alô-alô, São João! Beeeijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu assisti siiiim, há muitos anos atrás! e sim, é incrível como o cristianismo está entrelaçado às raízes pagãs. só o que me incomoda um pouco ainda é o fato de celebrar feriados no hemisfério sul que foram criados no hemisfério norte. tipo... Natal em Janeiro no Brasil!!!! quê??? não faz sentido algum.

      Excluir
    2. Exato! Não faz o mínimo sentido, mas adoro essa oportunidade de ampliar meus conhecimentos e ter essa percepção.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hello!

O poder da leitura

Interrompendo a fala do outro para falar de si mesmo?