preparando sua viagem a Paris? dicas, fatos e cuidados

Bonjour, bonjour :) Eu sei que estamos passando por um momento um tanto complicado no que diz respeito a viajar, ainda mais quando o destino tão almejado se encontra a uma distância oceânica. Mesmo assim, é sempre bom manter a esperança latente e anotar os planos para quando a oportunidade surgir.

Eu recebo de vez em quando umas mensagens no Instagram de pessoas querendo umas dicas do que fazer em Paris e umas informações úteis, e eu finalmente resolvi escrever esse post. Eu demorei um tempo para escrevê-lo, pois já existe tanta informação e guias sobre Paris que eu fico pensando O que eu, Amanda, posso acrescentar de bom? Bem, espero que as informações a seguir sejam úteis e interessantes :)

Franceses falam Inglês muito bem. Sim, eles têm um sotaque super marcado e inconfundível, e cometem vários erros no que diz respeito à pronúncia (a letra h e os plurais), mas eles adoram praticar seu Inglês quando possível. Essa ideia de que Francês não gosta de falar Inglês, e que se sentem ofendidos se você não iniciar uma conversa em Francês é apenas um mito. E como um francês me disse uma vez, se alguém não te responder em Inglês, é só porque ele não sabe, e não porque ele não quer.

Não é la vie en rose. Paris é linda sim, mas como qualquer cidade, tem muita coisa errada por aqui. Cuidado com os pickpockets (pessoas que furtam), com os loucos (essa palavra é meio rude) e os bêbados que estão por tudo, principalmente no metrô. Uma vez eu tomei um tapa na testa de um louco! Ele não estava bêbado, nem nada... somente era louco e me deu um tapa na testa...

Caminhe! Essa cidade é tão linda que eu posso passar horas caminhando pelas ruas e sem notar a horar passar. Otimize seu trajeto e só use metrô quando o destino for realmente longe.

Vá a Versailles. O château está fechado devido à crise sanitária, então acalme um pouquinho esse seu coração turista e venha a Paris quando as coisas voltarem ao normal. Versailles fica super perto de Paris, mas tenha em mente que esse bate-volta vai ocupar um dia inteiro no seu roteiro. Compre um ticket e vá cedinho para não pegar a fila quilométrica. Conheça os cômodos do château, contemple os intermináveis jardins e, de quebra, conheça a cidade de Versailles fora dos perímetros do castelo. É uma cidade fofinha e charmosa com aquele arzinho de interior.


Não pare no primeiro café que seus olhos encontrarem. Alguns lugares são extremamente caros ao nível de eu achar uma ofensa. Uma vez, em algum lugar perto da Tour Eiffel, eu parei para tomar um café com uma croissant e eu paguei tipo 7€ - a facada foi tão grande que minha mente escolheu apagar o valor da memória. Então dê uma olhadinha no menu antes de se sentar à mesa.

Compre um croissant aux amandes em alguma boulangerie. É o meu favorito desde que eu cheguei na França. hehe

Conheça a Shakesperare & Company, uma livraria especializada em literatura de língua inglesa. Ela tem um alto peso histórico e é toda charmosinha. Há um piano no andar de cima, e você é mais do que bem-vindo a subir as escadas e dedilhar aquelas teclas com todo o seu glamour. Aproveite para comprar algum livro em Inglês e receber um carimbo da Shakespeare & Company nas primeiras páginas - uma recordação fofa.

Museus gratuitos? Se museu é a sua praia, dê uma olhadinha no site Paris Tourist Office e descubra quando e para quem os museus são gratuitos. Alguns museus têm entrada gratuita o ano inteiro, outros em dias específicos.

Venha a Paris quando tudo voltar ao normal. Essa cidade não é a mesma quando tudo está fechado... Se você puder adiar um pouquinho essa sua trip, você vai aproveitar muuuuito mais.

A qualidade do atendimento é uma loteria. Você nunca sabe se vai ser bem atendido ou não. Então é mais fácil não contar com a simpatia dos atendentes.

Parques durante a Primavera! Nossa, isso é o epítome do amor! Parques que amo e que normalmente frequento: Jardin de Luxembourg, Parc Floral de Paris (entrada: €2,50), Parc des Buttes-Chaumont, Parc de la Villette.

Tenha seu ticket em mãos. Nos transportes, os fiscais estão frequentemente verificando se você está portando seu ticket, então guarde ele com todo amor e carinho senão você corre o risco de receber uma multa.

Você jamais estará perdido com o Citymapper. Esse app te guiará nos minimos detalhes pelas ruas e em meio às várias opções de transporte que Paris oferece. Diferentemente do Citymapper, o Google Maps nunca está atualizado quanto às interrupções (que acontecem frequentemente), por isso o Citymapper é a melhor escolha.
:)
Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo