antitranspirantes, cristais e aluminum-free

Bonjour, bonjoooour! Há um tempo atrás, nessa blogosfera gostosa, eu absorvi uma dica preciosa do blog da Courtney Carver, Be More With Less. Se você quiser encontrar felicidade e significado no que realmente importa, coloque o excesso em uma caixa and put it out of sight for 30 days. If you don't need anything or don't remember what was in the box, donate it. Eu não precisei colocar coisas numa caixa, mas me dei conta recentemente de que faz mais de 30 dias que não uso alguns cosméticos, dentre eles, antitranspirantes.


Eu usei antitranspirantes durante anos e anos, depois de todo e qualquer banho, sem ao menos questionar os efeitos que esse produto poderia causar nas minhas adoráveis axilas. Depois que finalmente compreendi que nosso corpo precisa transpirar me livrei imediatamente do último antitranspirante Rexona da estante do banheiro. Eu não sou a pessoa ideal para ficar falando sobre composições químicas e melhores opções, mas até onde pesquisei, os antitranspirantes normalmente possuem aluminum chlorohydrate, e é esse carinha que devemos evitar.

Há outras opções de desorantes com outros tipos de alumínio, como o potassium alum (potassium aluminum sulfate), cujas moléculas de alumínio são muito grandes para serem absorvidas pelo nosso corpo. Esse potassium alum é encontrado, por exemplo, em desodorantes de cristal, que você provavelmente já deve ter ouvido alguém falando sobre. Ele é basicamente um cristal com uma base de plástico - fica bem bonitinho na estante do banheiro hehe. O potassium alum é um sal que impede o crescimento bacteriano, portanto o melhor momento de aplicação é logo após o banho, quando suas axilas estão limpinhas e maravilhosas. O potassium alum não "mata" as bactérias já existentes na sua axila, então não adianta passar o cristal quando você já está com cheirinho. Vi pessoas relatando em blogs que o cristal pode durar até 01 ano!

Eu dei uma chance ao cristalzinho há alguns meses atrás, e ele funcionou super bem durante os primeiros meses! Contudo, senti sua eficácia reduzir de uns tempos pra cá, então parei de usá-lo. O cristal é um produto bem relativo, pois há pessoas que se adpatam super bem, e outras não. Por mais que eu tivesse me adptado bem nos primeiros meses, resolvi comprar um outro tipo de desodorante só porque gosto de experimentar produtinhos diferentes.

Eis que volto ao corredor do supermercado em busca de um novo desodorante. Confesso que fiquei um pouco perdida, pois há diversas outras opções de marcas, composições químicas, formatos (stick, roll-on, creme). Por mais que eu esteja evitando aluminum chlorohydrate, o que são esses outros químicos descritos na composição? Será que eles são tão prejudiciais a minha saúde quanto o aluminum chlorohydrate? Anyway, um passo de cada vez, não é?


Resolvi comprar esse desodorante stick da Sanex (esse nas fotos), que promete ser aluminum-free. É a primeira vez que uso um desodorante em formato stick, e estou amando! O toque é seco e macio - uma gostosura! Por mais que ele seja aluminum-free, esse desodorante da Sanex não é natural, e descobri recentemente que há vários desodorantes naturais (e veganos!) nesse interminável corredor dos desodorantes, e isso quer dizer que eu vou ficar pulando de uma marca para a outra até encontrar a opção mais natural e menos prejudicial possível. Há também quem faça seu próprio desodorante caseiro, e isso é algo bacanérrimo demais!
:)
Esse post é basicamente sobre meu expeirmentos com desodorantes haha. Não sei vocês, mas eu acho muito divetido experimentar produtos novos, principalmente quando mudamos para produtos mais naturais, cruelty-free e favoráveis ao meio ambiente! Que tal dar uma olhadinha na composição do seu desodorante? Recomendo, ein? Um beijo!

Um comentário:

  1. Tenho MUITA curiosidade nesse desodorante de cristal. Eu uso o de erva-doce da Natura, adoro o cheirinho, mas nunca parei pra ver a composição...

    Vanessa
    tristezinhas cotidianas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo