eu amo as manhãs! minha rotina matinal, organização e carinho


Olá, lindinhos! Tudo bem? Hoje eu quero compartilhar com vocês um pouco da minha rotina matinal em weekdays (de Segunda à Sexta), pois eu genuinamente amooooo as manhãs! Eu sei que muitas pessoas se dizem vespertinas e decretam aos quatro ventos que não conseguem funcionar direito pela manhã, e eu super entendo quando alguém diz isso e tento não julgar, pois durantre anos eu fui essa pessoa hehe. Eu passei longos, loooongos anos odiando as manhãs, acordando de cara emburrada e com um peso no corpo inteiro.

E é por isso que quero compartilhar com vocês como minhas manhãs se desenrolam e hábitos que me centram e me trazem leveza e alegria :) Até que alguém me prove o contrário, eu não acredito no rótulo "pessoas matutinas/vespertinas"; eu acredito em hábitos e horários. Se uma pessoa trabalha e estuda até 2:00 da manhã, obviamente ela não vai conseguir acordar às 7:00 com um sorriso no rosto - pelo menos não por muito tempo. Então o primeiro passo para acordar disposto e com o mínimo de dignidade é reconhecer seus horários, sua rotina e o número de horas que você precisa dormir para se sentir bem.

Já que eu devo chegar no trabalho às 9:00 da manhã e gosto de fazer as coisas com calma, eu acordo às 6:30/7:00 e uso esse momento para estar presente, para cuidar de mim e do meu lar com o carinho que merecemos. Enquanto você estiver lendo esse post, eu espero que você se dê conta de mudanças que você precisa fazer em sua rotina, bem como na forma como você enxerga o despertar. Eu desejo que você jogue no lixo mais próximo todos os rótulos maléficos que você se intitulou (ou que outros te intitularam), e que você possa tomar o controle da sua vida do jeitinho que você quer! Bora lá?

esquece o celular e cuida de ti
Depois que o despertador toca, eu faço um alongamento muito rápido e fácil (um pouco dolorido pela manhã hehe) que me ajuda com meu problema-de-velha que é meu nervo ciático. Ainda deitada na cama, eu abraço minhas pernas e fico numa posição tipo bolinha hehe. No início é um pouco difícil, pois ainda estamos "duros" pela manhã, mas depois só vai!

Eu vejo as notificações saltando na tela do celular, mas não abro nenhuma, não respondo ninguém, pois como eu disse anteriormente, quero me sentir presente no que estou fazendo. Eu respondo WhatsApp e emails só quando estou no metrô indo pro trabalho, e olhe lá! (Note: Tenho pavor de ficar com a cara grudada na tela do celular enquanto estou no metrô, em vez disso, eu gosto de ler um livro, ver as pessoas que estão ao meu redor, ou mesmo fechar os olhos, curtir uma música e me concetrar na intenção do dia.)

Levanto, vou ao banheiro e tomo um copinho de água. Pessoinha abençoada que está lendo esse post agora, faça o favor de se hidratar pela manhã! É algo tão simples, tão rápido! Não beba sucos e muito menos refrigerantes (conheço uma galera que faz isso logo que acorda). Beba água, e água somente. Depois disso, você está livre para beber whatever makes you happy and complete.

Penteio meu cabelinho, lavo o rosto e passo um creme facial. Eu adoro variar e experimentar diferentes cosméticos, e antes eu estava usando um creminho da La Roche-Posay, mas agora estou usando um creme da Avène. (Note: Estou lentamente migrando para cosméticos veganos, mas eu ainda não comprei um hidratante vegano porque esse da Avène dura forever and ever.)

magia logo pela manhã
Eu sempre digo aqui no blog que magia não acontece somente em rituais mega elaborados no meio de uma floresta at the witching hour. Magia também acontece em momentinhos ligeiros do dia-a-dia. Eu acendo umas velinhas pela casa, queimo um incenso e coloco um copinho de água fresca no meu altar. Esse copinho de água é para meus guias espirituais, e é uma forma que encontrei de agradecer por eles sempre estarem comigo e me enviando sinais.

(essa foto do meu altar já é mais antiguinha)

café, journaling e organização

A louça está normalmente limpa quando acordo, mas se eu deixei algum copo ou prato na pia eu já chego lavando e deixando tudo limpinho, pois eu adoro (necessito!) utilizar ambientes brilhandinho. Depois disso eu passo um cafezinho puro amor :) Tenho utilizado a cafeteira italiana, pois ela é ecologicamente maravilhosa: nada de cápsulas, nem filtros.

Enquanto o café vai passando, arrumo minha cama e passo uma cerinha nas unhas para deixá-las fortes. Como eu disse anteirormente, estou migrando para cosméticos veganos, e essa cerinha da Burt's Bees, apesar de ser maravilhosa, não é vegana, logo estou esperando ela acabar para experimentar algum fortificante vegano. (Note: Se você está migrando para o veganismo e ainda tem produtos de origem animal/testados em animais na cadeia de produção, não os jogue fora! O produto já foi comprado, então use-o até o final, senão é isso é um desperdício, além de uma falta de consideração para com os bichinhos que fizeram parte dessa produção.)

Café passado, lar organizado, agora é hora de fazer um pouco de journaling! Escrever e registrar diversas coisas que se passam na minha cabeça foi a melhor forma que encontrei de me conectar comigo mesma. Eu faço muuuuito journaling! Começo escrevendo a data, o dia da semana e o magickal intent do dia. Cada dia da semana está relacionado a cores, planetas, divindades e intenções. Gostamos de exemplos, não é? Toma um exemplo então: Sexta-feira é dia de Venus (roman pantheon), Freyja (norse pantheon), Aphrodite (greek pantheon); as cores são rosa, vermelho e azul claro; magickal intent de Sexta: amor, fertilidade, relacionamentos, amizades, sexo, paixão, romance e melhoramento. Eu com certeza farei uma outra postagem mais à frente sobre essas correspondências e como as utilizo no meu dia-a-dia.

No meu journal, eu escrevo sobre como estou me sentindo, alguns pensamentos e ideias. Escrevo sobre o magickal intent do dia, reforçando aspectos que devo prestar mais atenção, trazendo essas intenções para meu cotidiano. Faço também uma listinha de afazeres e de coisas pelas quais sou grata, e pode parecer brega, clichezão ou qualquer outra coisa, mas gratidão é um rolê que muda a vida do vivente. Lembre-se, querido: o universo tá louco para te dar tudo o que você deseja, mas você tem que se manter aberto e reconnaissant (grato). Pare de se achar mega especial ao ponto de acreditar que o universo está tramando contra você. Sinceramente... um monte de coisa bizarra acontecendo por aí (Covid, Trump, Bolsonaro) e você achando que o universo está perdendo tempo pensando em te ver miserável? Bora parar com essa vitimização e bora mudar esse mindset egocêntrico!

Tenho um mapa da Europa colado na parede da minha escrivaninha, e ele é todo lindão! Comprei na Flying Tiger Copenhagen, e ai como amo essa loja! Enquanto estou journaling, aproveito para anotar alguma nova localização geográfica - e ser menos perdida. Ter esse mapa bem na minha frente faz com que eu me lembre de uma prioridade que sempre carrego no bolso: viajar! É como um lembrete super visual que pisca na minha cara todas as manhãs como quem diz: ôoo, lindinha, para de gastar teu dinheiro com bobagem e bora planejar aquela trip!

makeup, babyliss and go, go, go!
Eu separo uns 30min para escovar meus dentes, fazer uma make com calma, um babyliss, me vestir e sair de casa tranquila, tendo conferido se todas as velas estão apagadas, se fogão e chauffage estão desligados e se estou com minhas chaves na mão antes de fechar a porta - importante, né? Tenho feito babyliss todos os dias, pois isso me dá aquele tcham! e eu fico com menos cara de Mortícia - amo ela, mas não suporto meu cabelo colado na cara.


:)
Pois é, minha gente, isso tudo acontece pela manhã, antes de colocar meu pezinho na rua e ir trabalhar. Espero que esse post te traga algumas ideias/reflexões sobre sua própria manhã. Um abraço apertado!

Comentários

  1. é muito bom conseguir começar o dia com calma mesmo :) antes de entrar de licença maternidade eu basicamente acordava, tomava banho e ia esperar meu ônibus em 15min. nem café tomava em casa. acho que só acordava mesmo quase chegando no trabalho! achava esse hábito terrível mas como, por conta do combo trabalho e faculdade, era impossível dormir antes da meia noite, cada minuto de sono era precioso HAHAHA agora na licença tá sendo mais tranquilo administrar esse meu tempo e descanso. claro que de acordo com a demanda da bebê mas ainda assim tem sido mais tranquilo :) espero conseguir adaptar isso a uma rotina mais tranquila quando voltar a trabalhar :)

    enfim, já me empolguei aqui HAHAHAH mas queria dizer que tô conhecendo teu blog agora e AMEI ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)