o que é veganismo? perguntas e respostas para te ajudar

foto da @lizzchollet em @sant_vozanimal

Oi, pessoal! Eu sou a Liz, criadora de conteúdo no @lizzchollet e blog Lizpector, e hoje estou aqui à convite da Amanda para responder perguntas sobre veganismo - das que mais recebo e que são perguntas chave para te ajudar a entender o que é e como começar!

Bom, responder o que é o veganismo contorna vários detalhes. Desde alimentação até ideais, o veganismo é um movimento que tem ganhado força, adeptos e discussões muito interessantes, mas antes de qualquer coisa, vamos entender o que é?


1. mas afinal, o que é o veganismo?

Bom, o veganismo é um movimento e um posicionamento a favor dos direitos e da consideração dos animais enquanto seres, tão quanto nós somos. A ideia principal é de que nós, seres humanos, não somos superiores aos seres não humanos (animais), sabe? Assim, o veganismo abraça essa questão, e quem é vegano busca, dentro do possível e praticável, não consumir alimentos, produtos e serviços que envolvam animais.

Na alimentação, não se consome nenhum tipo de carne ou derivados animais (leite, ovos, mes, etc.). Em roupas, nada de couro, seda, lã (por exemplo). Em cosméticos, produtos de limpeza e higiene, além de não se utilizar produtos com origem animal direta, também não se usa produtos que foram testados em animais. Sei que pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece! Tudo é questão de adaptação e qualquer pessoa pode ser e fazer essas trocas. Um período de transição pode ajudar muito para você se adaptar!


2. qual é a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Falando em transição, o veganismo não costuma ser o ponto de partida de todos. Muitas vezes (eu incluso), as pessoas iniciam essa transição pelo vegetarianismo! A grande diferença é que os tipos de vegetarianismo abordam mais a alimentação, e não o restante - por isso, a transição pode ser facilitada, sendo feita aos poucos e no seu tempo.

Os tipos de vegetarianismo são: ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo, ovovegetarianismo, vegetarianismo estrito e, então, o veganismo. Essa tabela mostra as diferenças:


vista-se.com.br

3. como funciona a alimentação? e as proteínas?

Com certeza uma das perguntas que mais recebo depois de "o que é o veganismo?". A alimentação envolve uma transformação muito bacana. Buscar entender o que comemos é importante para todo mundo, mas isso às vezes se torna mais forte no vegetarianismo. A alimentação tem uma base bem simples: cereais, grãos, legumes/verduras e frutas, sendo que as fontes protéicas vegetais são, em maioria, os grãos (toooodos os feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja e derivados, além de outras coisinhas como amendoim, aveia, quinoa e semente de girassol). Conseguimos todos os nutrientes que precisamos em uma alimentação vegetariana, e é recomendável para todas as idades!

O consumo de proteína não é um problema. Basta substituir a proteína animal pela vegetal. Uma dica é: 1/4 do prato com grãos(feijões, lentilha...) + 1/4 de cereais (arroz, massa...) + 1/2 do prato de legumes, saladas, frutas. E uma boa recomendação é: 07 colheres de sopa de grão equivale aproximadamente a 01 bife de carne - isso pode te ajudar no início. Aqui a fonte, recomendo a leitura.

03 dicas práticas sobre isso: procurar seus pratos favoritos em versões vegetarianas; experimentar novos sabores e se abrir a isso; ler sobre a alimentação. Recomendo esse guia alimentar.

foto da @lizzchollet em @sant_vozanimal

4. e como fazer uma transição tranquila?

Já ouviu falar da Segunda sem Carne? É um movimento mundial que incentiva aqueles que comem carne a não consumirem por um dia na semana, para reduzir os impactos da carne no planeta, mas pode ser de várias maneiras, por exemplo, ter 03 dias por semana em que você se alimenta sem carne e/ou derivados, ir cortando a carne por "tipos" (frango, gado...) e por aí vai. É particular mesmo e você pode pensar em como se adequa melhor à sua vida.

O importante, aqui, é que nesse período você vá experimentando outros alimentos, buscando informações e fazendo trocas, assim já começa com tudo e vai vendo como é tranquilo, para quando decidir parar real.


5. e os produtos? como encontro?

Hoje já existem muuuitos produtos veganos (cosméticos, por exemplo). Minha maior dica - e que já me ajudou muito - é procurar grupos de veganos da sua cidade/região no Facebook, onde se troca dicas locais. E para facilitar ainda mais, recomendo o blog da AriVegan, onde ela tem listas de marcas veganas. Outra lista maravilhosa é a do VegAjuda - tem de tudo na lista. É boa principalmente para quem está começando e quer indicações confiáveis!

  • Top3 marcas de maquiagens: Vizzela, Arielle Morimoto e Twoone OneTwo
  • Top3 skincare: Sallve, Goodie Cosméticos e Cativa Natureza.
  • Top3 chocolates: Refeição (esse mesmo, aquele antiguinho, é vegano), Bibs 55% cacau (barra) e Divine 50%.

6. como posso me informar e aprender sobre?

 Oopa, informação é tudo! Estar cercado sobre ajuda muito, por isso dou estas dicas:

E comece! Mesmo que aos poucos, comece e vá aprendendo sobre. Fico super à disposição no direct, caso surja qualquer dúvida, ok? :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)