How Poetry Can Change Your Heart + ler, escrever e ser poesia


É a primeira vez que escrevo um post sobre livros aqui no blog, então estou super animada por estar digitando essas palavras neste exato momento com meu cafezinho aqui do meu lado hihi. Dando uma breve olhadinha nas outras postagens do my life as a work of art, você pode notar que posto frequentemente poemas em Português e em Inglês (misturado com Francês), e como estou aprendendo sobre e vivendo a poesia, pensei em compartilhar com vocês meu humilde, mas apaixonado, conhecimento no que diz respeito a ler, escrever e ser poesia :)

Perguntei recentemente nos stories do meu IG (@mandmoresco) se a galera gostaria de dicas sobre como escrever poesia, encontrar sua fonte de criatividade e deixar fluir, e um bocado de pessoas disse que sim! Sério, vai ser um prazer enorme passar para vocês essa parte de mim que cultivo com muito amor e... bem... poesia! E a melhor forma de iniciar essas dicas/esses posts é indicando um livro que li recentemente e que ampliou meu leque de técnicas na escrita, tornando minha criatividade fluida que nem água cristalina de rio em cidade do interior.

Escrito por Andrea Gibson e Megan Falley, How Poetry Can Change Your Heart (Como A Poesia Pode Mudar Seu Coração) é um livro gostosinho de se ler. Eu li o livro entre algumas viagens de metrô enquanto ia para o trabalho e fiquei impressionada com as técnicas práticas e eficazes que as autoras apresentam.

"There are poems out there just waiting for you to discover them. Open yourself up, and let the words work their magic. Let poetry awaken you, haunt you, inspire you, empower you, and most of all, let it change your heart."


O livro não foi escrito apenas para aqueles que desejam escrever poesia, mas para qualquer pessoa! Mas, Amanda, eu não entendo nadica-de-nada de poesia. Não consigo compreender coisa alguma que o poeta quer dizer, e o mais próximo que estive de poesia foi no colégio, aprendendo sobre Clarice Lispector e Mário Quintana. Não se preocupe, honey, pois esse livro também é para você!

"Poetry is alive and running through the streets, calling your name. Whoever you are. No matter what they told you. Despite anything that has ever suggested otherwise. Poetry is for you."

Se você é o tipo de pessoa que diz "poesia não é para mim", as chances de você estar equivocado são altas, sabe por quê? Porque poesia não é unica e exclusivamente o que você aprendeu na escola e tampouco precisa ser algo intricado, imcompreensível e intocável, lido nas bucólicas Highlands da Escócia. Poesia não é necessariamente romântica. Então vamos fazer um acordo? Desconfie de tudo o que você conhece sobre poesia, principalemente aquela que você aprendeu no colégio, porque aff... Eu ainda não entendo como a escola tentou me ensinar a ler poesia, sem ao menos me mostrar onde ela se encontra.

Há alguns dias atrás, eu estava conversando sobre poesia com um amigo, e tivemos o seguinte diálogo:
Rod: Eu não entendo muito de poesia.
Eu: Você já sentiu um aperto no peito e felicidade ao mesmo tempo enquanto assiste ao pôr do sol?
Rod: Sim, várias vezes, na real.
Eu: Isso é poesia :)

Poesia se manifesta em diversos formatos: poemas, canções, pinturas, filmes, teatro, fotografia, slam; nas linhas iluminadas na parede do seu quarto, toda vez que raios de sol encontram a persiana semiaberta; na doce lembrança dos waffles que sua avó fazia, naquela música que você evita ouvir, pois te faz lembrar que seu pais estão envelhecendo. Fazer bolhas de sabão durante o banho. Um último abraço. Poesia é isso. Poesia pode ser muito mais. A poesia não mora em cada canto, mas nos olhos de pessoas que se permitem admirar.

Escreverei sim posts sobre as dicas que esse livro traz e sobre como ele transformou minha escrita poética, mas, se possível, leia o livro How Poetry Can Change Your Heart, pois vale muito-muito-muito a pena. Dê uma olhadinha nos assuntos que as autoras abordam:
  • What is poetry, anyway?
  • Twenty-one questions to ask on your first date with poetry
  • Poetry is great company
  • Poetry as world travel
  • Wait - A sad poem can make me happy?
  • Poetry as a vehicle for empathy
  • Let's gush for a moment about the magic of language
  • Can poetry change the world?
  • What you really need to know (or do you?)
  • Finding poetry eveywhere
  • Poetry out loud
  • How can I find poetry that I like?
  • How can I tell if a poem is good?
  • The gift of awe
  • Who can be a poet? (hint: everyone)
  • So you want to write a poem
  • The myth of writer's block

Esses capítulos despertam curiosidade, né? Eu sei! Esse livro é a primeira recomendação que faço para aqueles que querem ler, escrever e ser poesia. Então fique de olho no work of art porque logo-logo tem mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)