Como aprendo Inglês com Netflix

Você gosta de assistir a umas séries e filmes e ficar de boinhas enquanto toma um chazinho maroto? Eu também! Tenho vários hobbies, e Netflix é certamente um deles, mas eu também amo de paixão melhorar meu Inglês/Francês no que se refere à gramática e a ampliação de vocabulário. Sério, estudar idiomas nunca foi uma obrigação, e sim uma forma de lazer, e quando me dei conta disso resolvi fundir esses dois hobbies em um. Assistir Netflix jamais fora tão enriquecedor :)

Sim, vou compartilhar aqui e agora como eu faço uso da Netflix para aprender Inglês, mas não vá achando que essa é a única fonte que você precisa para dominar um idioma. Como mencionei no post Inglês autodidata: o que você precisa saber antes de começar a estudar, é necessário usufruir de diferentes plataformas e fontes para complementar suas "faltas". Bora lá, então? Bora!

você vai precisar de

Um caderno, uma caneta, um chá gostoso e legendas e áudio em Inglês. Ai, Amanda, mas eu não entendo se a legenda está em Inglês. Eu sei, meu bem... Não quero que você compreenda toda e qualquer palavra dita, contudo, se você se esforçar um pouquinho compreenderá o contexto da cena, e essa é uma competência importantíssima que deve ser trabalhada.

Já vi diversos alunos desmerecendo a compreensão global de textos e diálogos como se isso não fosse uma habilidade. Eles compreendem o contexto da cena que está ocorrendo, conseguem captar palavras-chaves, bem como intonações e sentimentos que as palavras carregam, e acreditam fielmente que isso não é algo admirável. Ahh, Amanda, mas eu não entendi tudo... Peguei no contexto. Confie em mim quando eu digo que compreensão global é uma ferramenta valiosíssima, logo se você "pegou no contexto", bravo! Então na próxima vez que você for assistir à sua série, não se esqueça de configurar legendas e áudios em Inglês, ok? Okaaay!

tudo pronto, e agora?

Agora é só assistir a sua série e ir anotando algumas palavras que você não conheça, mas não precisa anotar todas, muito menos ficar pausando a série a todo instante, senão o que era um hobby relaxante e divertido acaba se tornando mais uma tarefa que te faz bufar. Enquanto vou assistindo minhas séries, faço uma listinha de palavras e não me preocupo com traduções. Uma vez que o episódio terminou, vou em busca de significados e exemplos e anoto tudo no caderno.

Sabe porque essa tem sido a melhor forma que encontrei para ampliar meu vocabulário e internalizá-lo de forma eficaz? Porque não estou apenas lendo palavras aleatórias na esperança de lembrá-las mais tarde. Pelo contrário, estou atribuindo um contexto a essas novas palavras, uma imagem, um ocorrido marcante, um sentimento.

Ai, Amanda, mas você se lembra de todas-todas-todas as palavras que você anotou? Claro que não, mas porque você insiste em focar nas palavras que você não conseguiu internalizar? É muito melhor se sentir contente por todas aquelas outras palavras que você conseguiu memorizar!

que palavras devo anotar?

Obviamente, qualquer palavra que você não conheça, porém, não se fixe somente nessas. Anote também palavras que você já conhecia, mas que você se esquece de utilizar, por exemplo, uma das últimas palavras que anotei e que já conhecia é jeopardy (perigo/risco). Eu não tinha o costume de usar essa palavra, mas depois de ter assistido a Outlander, sempre lembro de um dos personagens dizendo I'm sorry, but I'm not going to put my family in jeopardy.

Uma palavra que eu não conhecia, e que agora me sinto toda orgulhosa ao usar, é conundrum (dilema/enigma). Após ter assistido a Lucifer, conundrum vem à minha mente tão facilmente quanto o verbo to be haha. Também tenho o costume de criar outras frases com as palavras que anoto, pois sinto que quanto mais anoto maiores são as chances de memorizar esse novo vocabulário. Aliás, se você tiver o costume de conversar em Inglês com estrangeiros por WhatsApp esse é o momento perfeito para colocar essa lista em prática, pois quanto mais você a utilizar, mais fresca e acessível ela se encontrará na sua memória linda e poderosa. Acredite, você tem uma boa memória, pare de se autossabotar :)

séries que recomendo

Se você, assim como eu, está em busca de um vocabulário mais avançado, intricado e pomposo, recomendo 03 séries: Outlander, Lucifer e Sex Education. Quero fazer um destaque a série Outlander, que se passa no século XVIII nas Highlands da Escócia durante a causa Jacobita. Como vocês já sabem, sou apaixonada por sotaques e fiquei encantadíssima com o sotaque Escocês. Não quero dar spoilers, então encerro por aqui dizendo que a série também se desenrola em outros locais, acompanhada de outros sotaques.
☁️ ☁️ ☁️
Espero que essas dicas te ajudem a trazer o Inglês (ou qualquer outro idioma que você esteja aprendendo) para sua rotina de forma prazerosa e acessível. Sooo, have fun!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)