teach remotely: homework plan + plataformas + meu sentimento

Helloooo! Compartilhei recentemente no blog um pouco da minha rotina de aulas + como estruturo o lesson plan para dar aquela luz aos teachers que amariam trabalhar de pantufas no conforto do seu lar. E como prometido, hoje explicarei sobre como planejo o homework, as plataformas que utilizo e meu sentimento enquanto trabalhando de tal forma.

Como já mencionei aqui no blog, não acredito que há apenas 01 único plano perfeito e ideal, e toda informação que compartilho aqui funciona muito bem para mim, meus alunos e minhas aulas, mas isso não quer dizer que você concorde 100% com tudo o que venha a ler, e tudo bem! Just fine! Sinta-se à vontade para absorver o que fizer sentido para você!

homework plan

Começamos pela parte em que tem que ter um homework, ok? Ai, Amanda, mas meu aluno não gosta de tema e não quer fazer. Meu bem, eu sei que tem muitos alunos que resistem a homework, mas faz parte do seu papel como teacher incentivar o aluno a fazê-lo mesmo assim. Às vezes demora um tempinho até o aluno se acostumar à ideia de ter que fazer tema, e de que isso faz parte do processo de aprendizado.

Tenho atualmente uma aluna que realmente não quer fazer tema, e raras são as vezes que ela me entrega alguma atividade feita, mas isso não quer dizer que vá desistir. Acredito que em casos como esse o aluno só precisa de um tempo + uns temas interessantes e prazerosos. Homework é hábito. E nós sabemos bem que implementar um novo hábito na nossa rotina não é tão fácil assim, então não julgue seu aluno. Seja paciente :)

Meu homework plan compreende grammar exercises, listening, vocabulary, reading and writing - não necessariamente nessa ordem. Wow, tudo isso? Sim. Mas não é muita coisa para um tema só? Não, pois eu divido esses temas em 02 partes: uma parte mais intensa de sentar a bunda na cadeira e trabalhar, e outra parte mais chill, que mostra ao aluno que aprender Inglês também pode ser agradável e de boinhas.

  1. Grammar Exercises: Há diversos tipos de exercício de fixação como preencha a lacuna, múltipla escolha, crossword puzzles, ligue os pontos, e esses são apenas alguns que surgiram na minha cabeça agora.
  2. Listening: Eu geralmente associo a atividade de listening a um momento chill, incluindo músicas, áudios de meditação mindfulness guiada e vídeos que realmente interessem o aluno - e não apenas o teacher. hehe
  3. Vocabulary: Além de dar uns exercícios interativos online (ex: memory game), é também válido mostrar ao aluno o quão simples é incluir o aprendizado de vocabulário no seu dia-a-dia. Eles ficam bem contentes quando o homework é assistir Netflix (com áudio e legenda em Inglês) e anotar 10 palavras/expressões que eles desconheçam e ir em busca do significado.
  4. Reading: Há tanto conteúdo bacana para ser lido nesse mundo que meu coração não dá conta. Descubra o que instiga seu aluno; suas paixões. Se ele gosta de horóscopo, forneça um texto com a explicação do seu mapa astral. Ele gosta de assuntos relacionados a desenvolvimento pessoal? Viagens? Finanças? Contos? Lifestyle blogs? Uma vez que você descobrir seu interesse você pode atribuir um reading o qual ele tenha gosto de ler.
  5. Writing: Nossa, é tanta-tanta-tanta atividade interessante que pode ser feita aqui que não sei por onde começar. Você pode pedir ao aluno que selecione 03 fotos do seu Instagram e elabore um textinho descrevendo aquele momento; desenvolva o roteiro da sua próxima viagem; elabore seu próprio journal; escreva cartas para amigos e familiares, e que potencialmente as entregue, e por aí vai!

sites e plataformas

O Skype funciona muito bem para minhas aulas, porque enquanto conversamos por vídeo podemos fazer uso do chat sempre que necessário. E o que mais gosto do chat do Skype é que fica tudo registrado mesmo depois de fechar o programa, ou seja, se o aluno quiser dar uma conferida em algum exemplo que citei em aula basta abrir o chat et voilà!

Se você é uma pessoa que curte organização em um design moderninho, o Trello vai fazer seu coração bater mais forte que nem aquele seu crush xuxuco. Tanto Skype quanto Trello são gratuitos, então abra uma conta e deixe a paixão te pegar. Utilizo essa plataforma para marcar aulas, postar lesson and homework plans e discriminar pagamentos feitos. O aluno tem acesso a essa plataforma e pode acessá-la a qualquer momento pelo computador ou app :)

Tratando-se de sites com atividades para aula/homework, há um infinito de fontes maravilhosas, e cabe a você ir em busca de sites that you fancy. Eis uma pequena listinha que sites que normalmente me auxiliam:


meu sentimento

Se estou escrevendo a segunda postagem sobre ensino remoto de forma tão positiva e estimulante, você já deve estar imaginando o quanto gosto de trabalhar dessa forma. É prático, pois não preciso ficar me deslocando pra lá e pra cá, especialmente porque moro em uma cidade onde greves são d'habitude. Não estou brincando quando falo que dou aulas de pantufas, e isso me traz aconchego e paz.

Contudo, isso não quer dizer que eu vá largar todo e qualquer job que eu execute fora de casa e trabalhe integralmente de forma remota. Não mesmo! Até porque eu realmente gosto desse hustle and bustle que Paris tem a oferecer, logo ainda estou no processo de encontrar o balanço ideal entre aulas em escolas x aulas por Skype. Além disso, trabalhar para outras empresas com contrato de trabalho assinado me traz estabilidade financeira todos os meses, bem como direitos a benefícios provenientes do governo. Portanto, eu apenas consideraria largar integralmente meu vínculo com essas empresas no dia em que eu já tivesse aberto minha empresa de aulas particulares, e que ela já estivesse me fornecendo estabilidade financeira - e isso está na minha lista de planos.

Amanda, como você lida com quedas de internet? Isso não te incomoda? Querido, toda e qualquer forma de trabalho carrega seus prós e contras - e não tente me convencer de que tudo ocorre perfeitamente como o planejado em aulas presenciais. De onde me encontro não passo sufoco quanto à conexão, mas às vezes acontece, e tudo bem! É só aguardar uns minutinhos e tudo volta ao normal. Todas minhas alunas também gostam muito de ter aulas assim, e para nós está dando muito certo!
☁️ ☁️ ☁️
Espero que essas informações tenham sido esclarecedoras, e caso você ainda esteja considerando sentir a maciez de suas pantufas e dar uma chance ao ensino remoto, a dica final é: just do it and smash it!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)