como encontrei emprego em Paris

Note: sou brasileira, mas tenho passaporte italiano, um mágico facilitador. Se você possui passaporte da União Europeia, é nóis! Caso você não possua, saiba que é sim possível encontrar emprego aqui em Paris, mas o processo vai ser um pouco diferente do meu.
☁ ☁ ☁
Em Março de 2019 eu disse au revoir, Brésil e me mudei para França, mas não cheguei logo de cara em Paris, e sim em Nîmes, no sul do país. Durante 04 meses morei na casa de uma família francesa que me acolheu como sua au pair. Antes de aterrissar na terra do fromage e do croissant, eu já havia combinado com a família que ficaria pelo menos 06 meses com eles, contudo, essa experiência acabou sendo desagradável tanto para mim quanto para eles, portanto, decidimos parar por ali e reformular os planos.

Felizmente eu tive 01 mês para me organizar e decidir o que faria dali para frente. Eu ainda não sabia para onde iria. Continuaria em Nîmes? Montpellier? Toulouse? Bordeaux? Lyon? Paris? Tampouco sabia se continuaria na França ou se deveria procurar emprego em outros países. De fato, qualquer novo destino me faria feliz. Estava disposta a me mudar para qualquer lugar que me oferecesse um emprego como english teacher com contrato assinado, então elaborei um currículo lindo no Canva (recomendo demais) em Português, Inglês e Francês, e comecei a enviar para tudo-que-é-lugar-que-você-possa-imaginar. É sério, eu passava o dia inteiro mandando e-mails para tantas escolas que não sou capaz de contabilizar.

Depois de passar dias na frente da tela do computador enviando meu currículo de forma frenética, comecei a receber as primeiras respostas, quer dizer, os primeiros "nãos". Eu simplesmente não poderia me abalar por aquilo, pois se eu não encontrasse algum emprego, teria de voltar para o Brasil, e essa era uma alternativa que eu não cogitava por um segundo sequer.

Dizem que quem planta, colhe, não é? Colhi a atenção de algumas empresas interessadas no meu perfil, recheado de experiências profissionais e um TEFL Certificate (Teaching English as a Foreign Language). As entrevistas foram feitas por telefone/Skype, já que todas as respostas positivas vinham de Paris, e é por isso que estou aqui agora. Paris é uma cidade com muita oportunidade de emprego, basta saber o que você procura e onde procurar.

O mais complicado nessa história toda é que eu não encontrava um emprego full-time, somente part-time jobs que não seriam o suficiente para pagar aluguel, comer e ser feliz, logo tive que montar um schedule que encaixasse 03 part-times e seus horários cortados. Et voilà: eis que consigo horas suficientes para me sustentar e dar início a essa nova jornada. Como ainda estava em Nîmes, não podia assinar os contratos, então assinei online uma promesse d'embauche, um documento que precede o contrato oficial, garantindo à empresa meu compromisso de que logo estaria em Paris trabalhando com eles.

Quando se trata de procurar empregos, o primeiro site de busca que passa na cabeça da galera é o LinkedIn, mas acabei usando o Indeed, onde encontrei os três part-time jobs que tenho hoje. Não sei quanto a eficácia desse site para outras áreas de atuação, mas para mim, como english teacher, deu muito certo, então recomendo demais! Um fator que me auxiliou nesse caça-emprego foi o período de contratação durante o qual me encontrava, pois o novo período escolar começaria em alguns meses e a demanda por english teachers pairava no ar.

Com um sorriso no meu rostinho, trabalho para três empresas: Speakid, CAP English e Be My Nounou, sobre as quais falarei com maiores detalhes em outros posts. Creio que o mais importante sempre foi manter minha esperança ativa, dar tempo ao tempo, dar a cara a tapas sem medo e abrir meus braços para as oportunidades que cruzam meu caminho :)

Comentários

  1. Eu amo tanto seu blog e gosto tanto dos seus posts. Acho muito legal seus textos, suas histórias, tudo! E admiro muito sua profissão e sua força de vontade. :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu não sabia que a experiência como au pair não tinha sido bacana... Talvez fosse bacana você contar um pouco sobre isso, porque devo admitir que quando você contou por aqui fiquei na vontade de fazer isso também algum dia! Não conhecia o Indeed, mas já vou dar uma fuçada para descobrir possíveis utilidades no futuro... vi que, né?

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é uma das coisas mais lindas do mundo <3 eu amo como parece um diário seu pela França hehe.
    Esse país, e essa cidade são um dos meus maiores sonhos. O auge da minha vida vai conseguir conhecer e/ou morar nesse lugar. <3

    ResponderExcluir
  4. Lembro de você falando sobre au pair e como começou na época, mas não sei se lembro de como terminou, dos problemas que teve... Que coisa mais triste!

    Maravilhoso você ter conseguido pousar em Paris, no fim das contas. Eu sou muito apaixonada pela ideia da cidade e sei que a realidade é diferente do sonho, mas quando vejo alguém vivendo algo legal por aí fico mais feliz que em outros lugares do mundo, hahahaha! Mesmo pra quem tá do lado de cá é muito bom ver esse tipo de dica, especialmente pra quem quer dar aulas de qualquer coisa saber QUANDO buscar o trabalho (eu dei muita cabeçada antes de perceber, inclusive).

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Amo acompanhar suas experiências pela França. Saber como está sendo sua aventura, seu crescimento e amadurecimento e também as dicas que traz aos seus leitores. Imagino que deve ser um sonho estar em Paris, ainda mais trabalhando e realizando seus sonhos. Concordo com você, devemos sempre manter a calma, ter pensamento positivo e ir em busca do que queremos. Afinal, se não formos ninguém fará por nós não é mesmo? Te desejo todo sucesso do mundo. Que você seja muito feliz. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Amo acompanhar suas experiências pela França. é uma aventura e tanto para mim que fica aqui só lemdo...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que sonho viver e trabalhar em Paris! Amei saber mais sobre como foi a sua experiência. Quero muito me dedicar a buscar oportunidades fora do Brasil em breve!

    ResponderExcluir
  8. Tenho o sonho de trabalhar e viver na Inglaterra e com certeza seu blog ta acendendo ainda mais essa luz que tem em mim hahaha ainda que eu não pense em Paris (meu francês ainda é muito ruimmmm)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela disposição de trabalhar em 3 empregos diferentes. Boa sorte! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)